A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes, crenças…).

O corpo e a mente são estudados por essa área da saúde de forma integrada e não separadamente.

Busca acompanhar os fenômenos psicossociais decorrentes das transformações impostas pela pós-modernidade. Utiliza-se de métodos qualitativos e/ou quantitativos que exigem observações e experimentação cuidadosamente controladas, desenvolvendo e estabelecendo generalizações válidas.

O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico e auxiliá-los a realizar os seus próprios objetivos e conquistas. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida.

A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo.

Os profissionais da área de Psicologia trabalham focando-se nos sistemas em que o indivíduo está inserido considerando todas as fases do seu desenvolvimento.