De acordo com o Código de Ética dos Psicopedagogos, “a Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia” (Artigo 1º).

psicopedagogia

Estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, adotando, nesse sentido, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente atua no âmbito escolar, em diversas áreas sociais explanando sobre as etapas do desenvolvimento humano. Trabalhando para a compreensão e o entendimento de características pertinentes a cada faixa etária, com a finalidade de evitar problemas ocasionados por cobranças ou atitudes que coloquem em risco o processo de aprender. Terapeuticamente a Psicopedagogia tem por objetivo: identificar, analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

“A função essencial do psicopedagogo é o de ser mediador em todo esse movimento. Se for além da simples junção dos conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia, o psicopedagogo pode atuar em diferentes campos de ação, situando-se tanto na Saúde como na Educação, já que seu fazer visa compreender as variadas dimensões da aprendizagem humana, que, afinal, ocorrem em todos os espaços e tempos sociais” (BEAUCLAIR, 2007).